O Pibid na UPF

Atualmente, todas as licenciaturas da UPF fazem parte do programa em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, também bolsistas. No programa, os alunos estudam, planejam, realizam a docência compartilhada, refletem sobre essa prática, constroem e aplicam materiais pedagógicos.
 
O resultado dessas práticas tem sido divulgado por meio de publicações e participações em eventos científicos, atividades também custeadas pelo programa.
 
Para o ano de 2015, a UPF dispõe de 241 bolsas de iniciação à docência, 45 bolsas de supervisão para professores das escolas públicas conveniadas, 17 bolsas de coordenação de área para professores da UPF, duas bolsas de coordenação de gestão e uma bolsa de coordenação institucional distribuídas em todos os cursos de licenciaturas. As bolsas contemplam os campi de Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Lagoa Vermelha e Palmeira das Missões.